quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como ser um influenciador de jovens

Por Glauber Silveira

Tenho claro entendimento de que Deus me chamou para ser um pregador da Palavra dEle e para exercer este ministério de forma mais intensa entre os jovens. Desde que me mudei para Uberlândia (no ano de 1992), vejo Deus me empurrar para ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5,13) em meio à juventude. 

Em alguns momentos comecei a me perguntar como posso ser uma pessoa que influencia as outras e como fazer os jovens optarem por amar e obedecer a Jesus. Nestas minhas perguntas, comecei a perceber que não é possível atrair pessoas para Jesus se eu mesmo não estiver totalmente devotado a Ele. Somente posso levar pessoas para Ele se eu estiver nEle. Se desejo que jovens sejam apaixonados por Jesus, tenho que ser apaixonado por Jesus. 

Desta maneira, desejo escrever aqui algumas dicas simples para as pessoas que desejam ou já vivem um ministério de evangelizar jovens. Você aceita o desafio?

Primeira dica: ame a Deus de todo o coração, alma, mente e forças. Se eu não amar a Deus com tudo o que sou, os jovens não irão ama-Lo de forma apaixonada. É contagiante perceber que alguém faz todas as coisas com um amor totalmente devotado.

Segunda dica: ame os jovens com o amor de Deus. Somente o amor de Deus é perfeito. Se por um lado, existe o amor meramente humano, por outro tenho que me render a uma verdade: o cristão é desafiado a amar com o amor de Deus.

Terceira dica: conte para os jovens a respeito da vida dos santos. Os santos foram homens e mulheres normais que tiveram a vida transformada radicalmente pelo poder de Deus. Toda a vida dos santos está permeada de cruz, porém esta transbordante de sentido de vida. Sempre os jovens buscam desesperadamente por sentido. A vida dos santos é a resposta.

Quarta dica: descreva as coisas de Deus como elas realmente são: firmes, grandiosas e abundantes. Pare de falar da Liturgia, dos Sacramentos, da Sagrada Escritura, da doutrina católica de forma vulgar e pequena. Ao contrário: fale para os jovens das coisas da Igreja como elas são: riquíssimos tesouros.

Quinta dica: instrua os jovens a pararem de perder tempo com coisas mesquinhas. Quanto tempo se perde na tv, na internet, com conversas tolas, com leituras medíocres. Mostre para eles que uma grande parte do que o mundo “cultural” produz hoje não é profundo: estão permeados de frivolidades, futilidades, vulgaridades. Inspire os jovens a buscarem um preenchimento sadio e relevante.

Sexta dica: ensine os jovens a ultrapassarem a alegria mundana. As coisas naturais causam alegria. Porém as alegrias do mundo não são comparáveis com a alegria que provém de Deus. Como é bom ver uma pessoa que possui a alegria que provém de Deus.  

Sétima dica: desafie os jovens para renunciarem ao pecado. Muitos jovens pensam que renunciar ao pecado é um peso. Na verdade é uma fonte de libertação.    

Oitava dica: ensine os jovens o valor do sacrifício e do sofrimento. Sem sacrifício e sofrimento não existe comunhão com Deus. Um dos piores erros de nossa geração é achar que é possível estar com Deus sem ter uma vida de sacrifício. 

Nona dica: reze pela juventude. A pessoa que deseja ser uma influenciadora de outros jovens deve rezar pela juventude. Cada situação, triste ou alegre, deve ser motivo para estar em oração. 

Decima dica: viva o que você fala. Ninguém pode ser um verdadeiro influenciador da juventude se ele não vive o que fala. Os efeitos de uma pessoa que não vive o que fala é que além de não influenciar ninguém para seguir a Jesus, acaba por dar um péssimo testemunho para possíveis jovens que estejam querendo seguir Jesus.

Buscando colocar em prática estas dicas, acredito que o nosso ministério de evangelização de jovens obterá um crescimento em qualidade. Que a Virgem Maria interceda por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário