quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sentinela da manhã – um novo tempo para a juventude


A palavra do Beato. O chamado para a juventude

“Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!”
Mensagem do Beato Papa João Paulo II. Para o XVII Dia mundial da Juventude. Castelgandolfo, 25 de Julho de 2001.

Pela primeira vez na história da Santa Igreja, um grande papa (hoje beato) se dirige a juventude de todo o mundo, convocando-a para ser “as sentinelas da manhã”. Mais do que um discurso para cair no esquecimento, esta ordem do Beato João Paulo II foi  um chamado. Chamado este que foi acolhido no coração da juventude carismática do Brasil.
E o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) vem tomando posse deste chamado através do Ministério Jovem e de todas as suas coordenações. Atender ao chamado de ser uma Sentinela da Manhã aonde quer que você esteja, é assumir primeiramente seu caráter carismático, de implantar a Cultura de Pentecostes através do movimento da RCC, em todos os lugares que condizem à sua realidade.

O significado de sentinela

Segundo o dicionário Aurélio, sentinela é:
1.   Soldado armado que fica junto a um posto para guardá-lo.
2.   Pessoa que vigia ou vela por alguma coisa.
Dentro deste contexto, podemos perceber que a sentinela é um cargo que tem um grande valor. Ela fica armada e vigia uma cidade, um posto, um local. A sentinela é um soldado armado que se coloca em um posto para o guardar, para prevenir da aproximação de inimigos. Fernando Gomes em seu livro “Sentinelas da manhã, um tempo novo para a juventude” nos esclarece:

“O soldado sentinela é aquele que guarda um posto: e nós temos um posto na Igreja. A nós cabe olhar para frente, voltar o olhar para o futuro, para o antecipar, conquistar e melhorar. Temos a missão de guardar: a Igreja, os tesouros da fé, as riquezas do Evangelho, e ainda zelar pela dignidade humana e denunciar tudo o que vai contra essa mesma dignidade, porque o homem é reflexo do Criador.”                              
(“Sentinela da manhã, um tempo novo para a juventude”, 2010, página 31 do original de Fernando Gomes.)

A juventude é chamada a ser “Sentinelas do Senhor”, que vigia com ampla visão o prenúncio do perigo. Deus confia à Sentinela da manhã o dever de anunciar a chegada da “manhã”. É a Sentinela da manhã que anuncia o fim da noite, do término da escuridão na vida de todo um povo escolhido. Isto a sentinela da manhã faz porque o grande sol que é Cristo Ressuscitado desponta no horizonte e traz luz à terra que vive no escuro, e vida em abundância à terra que está seca.
A sentinela é aquela que conhece o terreno. A sentinela não dorme. A sentinela não descansa em seu turno. A sentinela conhece o amigo e o inimigo que vem longe no caminho. De seu posto, a sentinela é fonte de confiança e de segurança para sua cidade, seu rei e seus cidadãos.

Sentinela nas Sagradas escrituras

Nas Sagradas Escrituras é empregado 29 vezes a palavra sentinela. Através das colocações no livro Sagrado, percebemos que a sentinela tem um papel fundamental em uma guerra e também na segurança de uma cidade no tempo de paz. De forma especial, o Beato João Paulo II utiliza o texto de Isaías 21,11-12:

“Gritam-me de Seir:
- Sentinela, em que pé está à noite? Sentinela, em que pé está à noite?
E a sentinela responde:
- A manhã chega, igualmente a noite. Se quereis sabê-lo, voltai a interrogar.”

Como bem nos recordou o Beato João Paulo II, a sentinela é capaz de identificar se a noite esta em seu término ou não. A sentinela é capaz de perceber o avanço do dia, do sol. A sentinela é capaz de saber em que pé está a noite.
A sentinela também sempre é serva do rei. Ela está a serviço dos propósitos do rei. Ela não faz aquilo que é de sua vontade e tampouco abandona suas funções. Ao contrário a sentinela é fiel serva do rei:

“A sentinela, levantando os olhos, viu uma grande tropa que descia pelo declive do caminho de Horonaim, e veio anunciar ao rei: ‘Vi homens que vinham pelo caminho de Horonaim, no flanco da montanha.’ ” II Samuel 13,34

A sentinela é capaz de identificar o que vem distante. A sentinela tem a visão da águia. A sentinela identifica os inimigos e os amigos: aqueles que trazem boas notícias e aqueles que trazem desgraça e guerra. A sentinela identifica as pessoas pela forma de andar. A sentinela conhece o povo, conhece detalhes:

“Davi estava sentado entre as duas portas. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e viu um homem que vinha correndo sozinho.(...) A sentinela viu então outro homem que corria; e gritou do alto da porta: ‘Vejo outro homem que vem correndo sozinho. Também esse traz alguma boa nova.’ A sentinela: ‘Pela maneira de correr do primeiro, só pode ser Aquimaas, filho de Sadoc.’ O rei: ‘É um homem de bem: traz boas notícias.’ “ II Samuel 18,24.26-27

“A sentinela anunciou: ‘Também este chegou até eles, mas não volta. Pela maneira de conduzir o carro, parece que é Jeú, filho de Namsi: ele corre como um louco.’ ”  II Reis 9,20

A sentinela protege o povo, guarda o acampamento onde está o povo de Deus. A sentinela guarda os tesouros da Igreja:

“Ao pôr-do-sol, ordenou Jônatas aos seus que velassem e empunhassem as armas, prontos para o combate, durante toda a noite, enquanto ele postava sentinelas ao redor de todo o acampamento.” I Macabeus 12,27

A sentinela é um profeta. Ela é escolhida por Deus para ser a primeiro a dar as boas ou as más notícias para o povo. A sentinela também denuncia. A sentinela é levantada por Deus em meio ao seu povo para ser sinal de contradição e de testemunho:

“Filho do homem, estabeleço-te como sentinela na casa de Israel. Logo que escutares um oráculo saindo de minha boca, tu lho transmitirás de minha parte.” Ezequiel 3,17

Coloquei sentinelas junto de vós, ficai atentos ao som das trombetas. E eles responderam: ‘Não lhes prestaremos ouvidos!’ ” Jeremias 6,17

A sentinela recebe toda a sua instrução do Senhor. A verdadeira sentinela procura a face de Deus, busca a intimidade com Deus na oração. Toda a sabedoria da sentinela provém do Senhor:

“Vou ficar de sentinela, e postar-me sobre a trincheira; vou espreitar o que vai me dizer o Senhor, e o que ele vai responder ao meu pedido.” Habacuc 2,1

Sentinelas da manhã: um projeto de vida

Já vimos que a sentinela é parte importante na edificação do Reino de Deus. Mais que sua importância para as cidades antigas no tempo do Antigo Testamento, a figura da sentinela é uma “figura profética” para a nossa posição espiritual.

Deus não deseja levantar sentinelas como antigamente, com armas físicas. Ao contrário: Deus quer tornar a nossa alma como a de uma sentinela. Ser Sentinela da manhã, significa dizer (e viver) a doutrina da Igreja e anunciar sempre que Cristo Jesus esta vivo e reina sobre todas as circunstâncias. Ser Sentinela da manhã significa amar e morrer pela causa do Evangelho. Ser Sentinela da manhã e anunciar que o tempo da escravidão e das trevas já ficaram no passado. Ser Sentinela da manhã é defender os valores de Cristo, mesmo que seja doloroso. Ser Sentinela da manhã é ser sempre fiel a Igreja, ao papa.

Enfim: ser Sentinela da manhã, e viver de uma forma ousada a radicalidade do Evangelho de Jesus.

Então, você topa?

________________________________________________________
Aconselho a leitura do livro “Sentinelas da manhã – um tempo novo para a juventude” de Fernando Gomes. Ele foi impresso pela editora RCCBrasil. Procure o mesmo nas livrarias religiosas de sua cidade ou também pela site da RCC (RCCshop) nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário