segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como ser um jovem segundo o coração de Deus

Por Camilla Carvalho

Eu decidi...

Você decidiu o que? – Perguntou um amigo.
Eu decidi esperar o tempo de Deus em minha vida.
Eu decidi que quero ser uma jovem segundo o coração de Deus. 
Eu decidi viver contra a correnteza imposta por este “mundo”.
E você? Já se decidiu? 



Somos cercados de perguntas e tentativas de respostas a todo instante. Os filmes, as músicas e as novelas sempre tentaram ditar normas de vidas. Mas chegou a hora de parar e pensar o que vale a pena.

Quando pequenos cobrava-nos sorrir ou fazer os outros sorrirem, depois andar, ser o primeiro da sala ou nos esportes. Mas a cobrança ainda não finalizou. Todos os amigos da escola estão namorando e você... Logo chega a época do vestibular e você ainda nem sabe qual curso escolher. Alguns passaram de primeira e você... Dentro da faculdade muitos tem uma vida sexual ativa, bebem, fumam ou usam drogas e você... Quando chega a época de casamentos todos os seus amigos se casam e você ainda está na espera de um namorado (a)? Simultaneamente, vem a cobrança do trabalho, da casa e do carro próprio. Casou, pensa que acabou? Me perdoe, mas ainda não. Vem a cobrança de tomar pílula anticoncepcional, dos filhos, depois de quantos filhos e tantas outras.
Até quando você vai viver a disposição destas cobranças?  Isso é ser livre? Lembre-se:  “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal. 5,1).

Papa Francisco, em seu discurso aos Jovens Voluntários da Jornada Mundial da Juventude no Rio 2013, afirmou: “Seja revolucionário: Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que nos reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” 

Que tal decidir-se hoje, lembre-se da palavra de ânimo em 1 João 2, 14c “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno.”

Eu sei que você pode, pois foi feito para o desafio. Força! Permanecemos unidos em oração.

“Deus nunca disse que seria fácil, mas que valeria a pena.” São João Bosco.
De sua irmã em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário