terça-feira, 8 de julho de 2014

Eles constituíram reis sem minha vontade

Por Lucas Zardo

Hoje a liturgia me chamou atenção. Vejamos a profecia de Oseias:
"Assim fala o Senhor: Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito." Oseias 8,4-7.11-13

As partes que estão sublinhadas são as que saltaram aos meus olhos. Na primeira parte da profecia de Oseias o Senhor quer nos dizer que nós estamos constituindo ''reis'', ''príncipes'' ou seja líderes e pessoas para estarem a frente das coisas sem o consentimento do Senhor. Como temos escolhido as pessoas pelas qualidades, pelas facilidades de resolver as situações. O problema não está nas pessoas, mais sim na forma que estão sendo chamadas e que estão constituindo esse chamado. O que o Senhor quer? Ele quer que voltemos para Ele, arrependamos das nossas escolhas sem o consentimento dEle, e posteriormente ao arrependermos, coloquemo-nos diante do Rei dos reis para escutar a sua vontade.

A segunda parte me chamou atenção, pelos inúmeros sacrifícios que oferecemos ao Senhor: acordando cedo, nos privando de dormir, servindo nos retiros, preparando os retiros, participando de reuniões, resolvendo questões administrativas, porém o Senhor não recebe estes sacrifícios. É duro saber que estamos nos sacrificando em vão, por não ter um coração arrependido e sincero diante de Deus. E a exortação que o Senhor nos fala hoje é: o Senhor não recebe os sacrifícios; estes estão sendo em vão porque o Senhor não está derramando a sua graça. Tudo por causa da nossa iniquidade e falta de contrição dos nossos pecados.
"Naquele tempo, apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!'" Mateus 9,32-38
Quantas vezes temos apresentado as pessoas à Jesus? Quantas vezes apresentamos nos mesmos, surdos a Jesus? Quantas vezes pedimos ao dono da messe que envie trabalhadores para sua colheita?

Fica a reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário