sexta-feira, 21 de setembro de 2012

E não tem sido inútil...

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me deu não tem sido inútil.”
I Coríntios 15,10a


No versículo acima, Paulo interliga a sua identidade (“sou o que sou”) a ação da graça de Deus. Quando lemos todo o contexto (I Corintios 15,1-11) percebe-se que Paulo expõe de forma clara a origem de sua pregação neste texto. Paulo apresenta as suas credenciais: o que ele ouviu o que ele viu e o que lhe transmitiram. Porém no versículo em questão, o apóstolo das gentes faz uma ligação de quem ele é à graça de Deus. Isto me faz refletir sobre como tenho reorientado a minha vida e quem eu verdadeiramente sou.

Minha essência deve ser plasmada pela graça de Deus. Enquanto Deus não tiver acesso livre a minha vida não posso ser modelado como uma criatura nova. Tenho o ser em Deus e quanto mais cheio da graça de Deus mais serei livre e voltarei as minhas raízes. Serei somente o que sou estando inteiramente nas mãos de Deus.
Presente também no versículo, esta a declaração paulina de que a graça divina concedida ao apóstolo não se tornou inútil. Inútil é algo que não tem utilidade, finalidade. E mais ou menos como uma historia que não tem razão de ser. Não podemos pregar o utilitarismo que o mundo prega. O mundo desvirtuou o conceito de utilidade. Entretanto, ao contemplar a criação, percebe-se que Deus criou tudo com uma finalidade. Devo ter em mente, que também a graça dispensada por Deus em minha vida tem uma finalidade. E pode ser que eu não tenha despertado para esta realidade.

É a velha questão da produção de frutos. Será que estou produzindo frutos para Jesus?
A concepção de produção de frutos esta ainda mais latente no texto quando pegamos a tradução da Bíblia de Jerusalém. Nela a expressão “não tem sido inútil” é traduzida como “não foi estéril”. Veja:

“e a graça que Ele me deu não tem sido inútil.”
“e a graça que Ele me deu não foi estéril.”


Será que a graça de Deus tem sido inútil em minha vida? Será que graça de Deus em minha vida tem produzido frutos?

Não posso ter uma fé que não produz frutos.
Não quero uma fé que não produz frutos.
Deus não tem uma fé estéril para mim.
E você? O que quer para sua vida?

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de entender que não fomos adotados por Deus para ter uma fé inútil.

Honra, glória e poder ao Salvador Jesus.

Glauber Silveira
Coordenador do MJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário