quinta-feira, 31 de maio de 2012

Retomando o templo e a cidade



“Sob a proteção do Senhor, Macabeu e seus companheiros retomaram o templo e a cidade. Destruíram os altares que os estrangeiros haviam edificado na praça pública, como também os troncos sagrados. Após terem purificado o templo, erigiram um outro altar dos perfumes; utilizaram uma pedra para tirar faíscas das quais eles se serviram para oferecer os sacrifícios, após dois anos de interrupção; queimaram o incenso, acenderam as lâmpadas e recolocaram os pães da proposição.” II Macabeus 10,1-3


Paz e graça queridos Sentinelas da Manhã!

Desejo fazer uma reflexão sobre II Macabeus 10,1-3. Estava procurando uma palavra nas Sagradas Escrituras que pudesse me dar uma reorientação sobre quais caminhos tenho andado. Sentia angústia por me sentir longe de Deus e de seus decretos. Trazendo toda esta situação em meu coração acabei por ler e ter a oportunidade de meditar sobre esta passagem de II Macabeus. E ela veio lançar luz sobre as minhas necessidades de reorientação.
Deus deseja que eu retome novamente o que tenho perdido com o tempo: intensidade na oração, cumplicidade com Deus, amizade sincera. É tempo de retomar o meu “templo e a cidade”. Guardar o que Deus me deu. Como Macabeu tomou a si o templo e a cidade, sou chamado e retomar minha sacralidade, minha espiritualidade.
O templo e a cidade é o nosso relacionamento com Deus. Sair da templo e da cidade, ou deixar que eles sejam violados pelo pecado significa perder a cada instante a oportunidade de viver plenamente a graça de Deus.
Sabendo da necessidade de retomar a “templo e a cidade” (urgentemente!) a continuação do texto descreve as ações práticas que devo fazer. Preciso renunciar ao pecado, fazer uma faxina na alma. Preciso destruir “os altares estrangeiros” que contaminam a minha alma. E o pior e que os “altares estrangeiros” estão visíveis: eles estão em praça pública. Estão à vista de todos.
Após tomar a decisão de extirpar de minha alma todos os altares estrangeiros erigidos (por mim ou por outros), sou orientado a continuar esta retomada purificando também o meu templo e construindo um novo altar para a adoração a Deus. Não sei se você está entendendo aonde Deus me levou: porém desejo novamente me expressar: Deus me chama a retomar minha vida de intimidade com Ele. Para isto, devo retomar o templo e a cidade. Para isto devo me converter: destruir os altares pagãos da cidade e purificar o templo, edificando um altar novo de sacrifício ao Deus vivo. Sem purificar a cidade e também o templo, não é possivel uma retomada da vida espiritual. Sem renunciar ao pecado não é possivel reedificar o altar de culto a Deus. Primeiro eu destruo os altares e purifico o templo: depois eu edifico um novo altar.
Quis partilhar isto, para que esta Palavra possa inspirar a muitas outras pessoas que necessitam de uma reestruturada em sua vida espiritual. Meu coração deseja retomar com ardor. Quero erigir um novo altar de perfumes. Quero queimar o incenso, acender as lâmpadas e recolocar os pães da proposição em minha vida. Quero retomar a o templo e a cidade. Rezo para que o Espírito Santo também possa conceder esta graça a você: não importa o passado, ou o que tem atribulado o seu coração. Saiba que a graça de Deus é soberana; nada pode vencê-la ou contrariá-la. Por isso se apegue a esta esperança: é possivel retomar o templo e a cidade. É possivel viver mais na presença de Deus. É possivel ter maior intimidade com a graça e o amor de Deus. Queira retomar o templo e a cidade. Destrua os altares estrangeiros. Purifique o templo. Então viverás com maior profusão a ação da graça de Deus.

Oração;

Pai Santo e Bom, peço que derrame neste momento sobre o meu coração e sobre todas as pessoas que tem acesso a esta partilha, o Teu Espírito Santo! Ajuda-nos a renunciar ao pecado. Coloca em nossos corações o desejo de Te amar cada vez mais e te obedecer em todas as circunstâncias. Leva-nos ao templo e a cidade que contruistes para nós. Em nome de Jesus. Amém.



Dedico esta partilha a todos os jovens que Deus tem preparado para serem verdadeiros Sentinelas da Manhã. De forma especialíssima, dedico para meus amigos Roberto (Beto), André Apolinário (Sacra Luz), Alex Borges e Lilian Borges (tá chegando o casamento hein?), Fernando Matos (MUR) e Marilda (amiga, “Jesus me esbofeteou ali mesmo!”.)

Deus nos abençoe copiosamente.


Glauber Silveira
Coordenador do Ministério Jovem.

___________________

Observações

1. Se você deseja partilhar algo sobre o que tem vivido, sinta-se livre para enviar sua partilha e/ou testemunho. Elas devem ser encaminhadas para este endereço de e-mail:glauberso@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário