sábado, 28 de abril de 2012

Seleção das minhas amizades

Hoje muitos jovens fazem esta pergunta. Conhecem a graça de Cristo e ficam como que perdidos em muitos pontos de sua nova vida. Primeiramente você deve ter em mente que em Cristo Jesus você é uma nova criatura. Nova criatura significa modo de pensar novo, comportamento novo e forma de amar nova. Para cada alma que aceita o Senhorio de Jesus e o poder do Espírito Santo existe uma nova visão, uma nova vida. Enfim, novos são os sonhos, os projetos, os relacionamentos, os sentimentos. Tudo se faz novo.
E dentro desta nova vida, exige-se que rupturas sejam feitas. Rupturas com condições, pensamentos, estruturas que não se misturam com a graça de Cristo. No entanto, dentro deste contexto de ruptura, temos que dar atenção redobrada para nossos relacionamentos de amizade.
Embora investidos do amor e da graça de Deus, continuamos sendo limitados. Faz parte da pedagogia de Deus, o exercício contínuo da vontade. Em outras palavras: Deus deseja ver o seu esforço. Deseja ver até que ponto você quer ir em sua nova vida. Exercitar a vontade de ser de Deus, se encaixa em se afastar de relacionamentos que não nos conservam em Cristo.
Por um lado, muitos pensam que isto é ser abitolado ou se isolar. Independente de como o meio externo pode interpretar, o mais importante é obedecer a vontade de Deus. Por isso, se uma pessoa que vive na graça de Jesus, percebe que existem amizades que levam ao pecado, a uma vida contrária a querida por Deus, deve-se romper com esta amizade, ou se for o caso, diminuir a influência/estima dela em nossa vida. Isso não é ser grosso ou egoísta, mais é viver o primeiro mandamento de Deus que nos ordena Amar a Deus acima de todas as coisas. O que importa meu irmão é fazer a vontade de Deus sempre em primeiro lugar.
Mas, se uma pessoa é uma “má influencia” como ela conhecerá a verdade de Cristo se todos romperem com a mesma? Se seu amigo está nas trevas ainda, você é chamado a ser profeta na vida dele, anunciando as Boas Novas de Cristo, porém deixando claro que em nenhum momento você coaduna com o erro ou com os procedimentos pecaminosos. Em minha vida, percebo que muitos jovens não perseveram em amizades santas. Não cultivaram amizades verdadeiras com pessoas que querem obedecer a Deus. Preferiram continuar no mesmo ambiente que antes. Pensavam que estavam tão fortes, que iriam converter a todos. Pensavam que a graça de Deus os tinha transformado em “super-homens” e “mulheres-maravilhas” da fé. Enganados por este pensamento, não conseguiram permanecer na fé. As estruturas antigas, as amizades velhas acabaram por tirá-los da presença de Deus.
A Palavra de Deus nos garante que a pessoa que ama a Deus, encontrará excelentes amizades: amizades que serão fecundas, que trarão bênçãos e crescimento humano e espiritual. Esta promessa está em Eclesiástico 6,17:

“Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade,
pois seu amigo lhe será semelhante.”

Então, se cerque de pessoas que amam a Cristo, amam a Escritura e amam a Santidade. Cultive amizade por homens e mulheres que buscam a vontade de Deus. Quando a tempestade vier, você perceberá que Jesus utilizará desses amigos para te escutar, te ajudar, orar com você, te amparar. Provérbios 13,60 diz:

“Quem visita os sábios torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos perde-se.”

Finalizo com uma frase do  Padre Léo:
“melhor do que ter amigos é ter amigos que são amigos de Jesus.”
Santíssima Virgem Maria, amiga de Deus, rogai por nós!

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário