sexta-feira, 27 de abril de 2012

Posso nivelar evangelho a filosofia e a ciência?

“Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.” Mateus 5,18

Não é preciso muito raciocínio para perceber que muitos ditos cristãos, atualmente não se importam muito em dar a Palavra de Deus, e em especial ao Evangelho de Jesus Cristo, o seu devido louvor e admiração.
Digo isto porque a ditadura do relativismo, tão denunciada pelo Papa Bento XVI, conseguiu inculcar na mente de milhares de “freqüentadores” da Igreja Católica a noção de que Palavra de Deus é tão importante (ou até menos importante) como os avanços da ciência e as reflexões da filosofia.
Mas para mim, a verdade é outra. Nada se compara a Palavra de Deus. Afirmar isto não significa declarar que a ciência e a filosofia não tenham valor. Para exemplificar, não significa dizer que aquelas aulas de ética no meu tempo de graduação em administração não teve serventia alguma. Elas tem valor sim, porém não como a Palavra de Deus.
Declarar e viver tendo a Palavra de Deus como a mais importante sabedoria significa o contrario disto. Significa valorizar todos os avanços que persistentes homens conseguiram trazer para a humanidade, porém sem nunca deixar de lado a maravilhosa Palavra de Deus.
Aliás, a Palavra de Deus é a medida com que julgamos tudo. O discernimento dos fatos, dos acontecimentos, das descobertas cientificas, das reflexões filosóficas é feito perante os ensinamentos da Bíblia. Importante também lembrar, que a Bíblia é verdadeiramente interpretada pela autoridade da Igreja Católica.
A sociedade não pode se comportar como uma criança que respeita na mesma medida filosofia, ciência e a Bíblia. Não pode ser assim, porque elas não tem o mesmo valor e a mesma importância. A Bíblia, com todos os seus ensinamentos morais, éticos e espirituais está infinitamente acima de todas as outras fontes de conhecimento e sabedoria.
A Bíblia simplesmente está acima de todo o resto, porque ela é a Palavra de Deus. Nela encontramos a vontade de Deus. Nela encontramos alimento espiritual, da mesma forma que ela (a Bíblia) nos impulsiona ao alimento celestial que é a Eucaristia.
Este artigo tem como finalidade fazer com que você possa refletir sobre o amor, a veneração e o respeito que você tem atribuído a Palavra de Deus.
Será que você tem construído sua vida sob este alicerce firme que é a Palavra de Deus?
Pense nisso.

“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho.“ Salmo 118,105

Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo encarnado, rogai por nós!

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário