domingo, 10 de outubro de 2010

Posso planejar o meu futuro?

Esta é uma pergunta que um bom cristão deve fazer. Até que ponto devo projetar meu futuro, minha vida e meus planos?
Não pretendo dar uma resposta completa, ou ao menos dizer que a minha resposta é a certa. Pretendo apenas colocar meu ponto de vista.
Acredito que podemos sim planejar nosso futuro. O diferencial é que este planejamento deve ter como base o planejamento espiritual. Planejamento espiritual, significa ter a consciência de que tudo o que é meu (meus planos, minha vida, minhas esperanças, meus sonhos) deve estar submetido a vontade de Deus. É certo que Deus não é aquele que destrói nossos sonhos. No entanto, a Palavra de Deus revela que nossos planos podem parecem bons, mas podem não ser frutuosos:

“Os caminhos do homem parecem retos aos seus olhos, mas cabe ao Senhor pesar os corações.” Provérbios 21,2

Em outras palavras: o coração humano engana. Por este motivo, o planejamento de vida deve ser baseado nos princípios espirituais. O planejamento deve ser feito com Jesus do lado, levando em conta as promessas de Jesus e também suas ordens. De nada adianta querer fazer algo longe de Deus.
Outro aspecto sobre o planejamento do futuro, e ter a consciência que somente Deus nos basta. Somente Deus é essencial. E no final, pode ser que Deus não aprove ou não permita que algo se concretize. Lembre-se de que Deus não é obrigado a lhe contar tudo o que vai acontecer no futuro. Deus não é obrigado a nada.
Para finalizar, lembro a cada um, e a mim mesmo, que no final das contas, por mais que eu planeje, minha vida esta nas mãos de Deus e que o homem não é dono de seu destino. Deus é o dono do nosso destino:

“Bem sei, Senhor, que não é o homem dono de seu destino, e que ao caminhante não lhe assiste o poder de dirigir seus passos.” Jeremias 10,23

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário