domingo, 10 de outubro de 2010

Não construa a barreira

Estudei algumas concepções do que é o pecado dentro da doutrina católica. Catecismo, filósofos, teólogos modernos e antigos: muitas são as formas de se expressar a mesma realidade: o pecado. E as concepções não são erradas ou heréticas: elas são expressões de ângulos diferentes.
É certo dizer que algumas posições não estão de acordo com a doutrina católica. Beiram a protestantismo e outras heresias. Tem até algumas posições que insistem em negar o pecado.
Não desejo por hora, desenvolver estas posições. Quero partilhar simplesmente uma posição bíblica. O profeta Isaías diz que o pecado é aquele que nos afasta de Deus. Sendo direto: pecado é separação de Deus.
Tudo o que me separa da vontade de Deus é pecado.

“São vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir” Isaías 59,2

Isto é importante. Os meus pecados praticados fazem uma barreira entre mim e Deus. O pecado paralisa a graça de Deus. Isto acontece não porque a graça de Deus é fraca. Mas porque todas as vezes que eu opto por pecar eu uso de minha liberdade para dizer não a Deus. E Deus respeita as minhas decisões. E mais do que respeitar, Deus se entristece com meus pecados, pois o foco do olhar de Deus sou eu e não os meus pecados. Deus não deseja que ninguém se perca e se fira com o pecado.
Reconhecer que o pecado é barreira, traz nova oxigenização sobre nossa mente e sobre nossa vontade. Até que ponto eu amo a Deus? Até que ponto eu digo que sirvo a Deus?
Se os meus pecados são uma barreira entre mim e Deus, até quando eu vou continuar a construir esta barreira?
É a antiga historia de que quando me sinto abandonado por Deus, na realidade não foi Deus que saiu da minha presença. Sou eu que não consigo mais perceber a presença dEle.
Convido você, inspirado por esta palavra do profeta Isaías, a se analisar. Perceba como seus pecados são nocivos para você. Pense bem: o que você é sem Deus? O que de bom tem dentro de seu coração que permanecerá bom sem a graça de Deus?
Responder a estas perguntas ajuda a entender a dor e sofrimento que estamos sujeitos quando construímos uma barreira entre nós e Deus.
Santíssima Virgem Maria, Mãe da Unidade, rogai por nós!

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário