domingo, 10 de outubro de 2010

E a tristeza veio...

“O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico” Êxodo 15,2a

Embora não tenha utilidade nenhuma, a tristeza sempre tenta morar no coração cristão. Em algumas circunstâncias, ela consegue entrar neste coração e fazer morada. Vários santos já afirmaram que é impossível o verdadeiro seguidor de Cristo ser fiel a Jesus e ser triste ao mesmo tempo. Além desta incompatibilidade, percebo que não raro, a tristeza visita o meu coração. E não somente o meu: vejo ao meu redor muitas pessoas que buscam intimidade com Deus sendo vencidas pela tristeza.
O pecado gera tristeza. As batalhas trazem tristeza. As lutas trazem tristeza. Percas, situações, atitudes geram tristeza. Porém, como combater a tristeza?
Numa sexta-feira, véspera de virada de ano, estava saindo de um evento por volta das 22h. Estava no carro e comecei a ficar triste. A origem de tal situação é porque fui ao evento e pensei que lá iria ver muitos amigos. Projetei em meu coração conversas, assuntos. Só que não foi isto que aconteceu. Saí vazio. Por que não dizer carente. Muita coisa veio a minha mente. Coisas negativas.
Quando estava na BR, voltando para casa, ao olhar para o Crucifixo que está no meu carro, lembrei que Jesus é minha fonte de alegria. O amor de Jesus é a fonte de alegria, de satisfação, de intimidade, de amor, de carinho, de totalidade. A essência é esta: Jesus é a fonte da minha existência. Jesus vence a tristeza.
Lembrei que Jesus Cristo é a causa de minha canção, de minha vida, de minha vitalidade. Coloquei uma música que eu gosto muito:

A cada passo que eu dou
em cada frase que eu falar
em cada música cantada
quero Te agradar
Meu Amor, meu Tudo
Te adorar é o meu prazer
meu Senhor, Meu Dono
a Essência que me faz viver
Só Tu és a minha canção...

Junto a música, repeti que somente Jesus é a minha canção. Como diz Moisés: o Senhor é o objeto de meu canto.
Tenho certeza de que você também tem muitas situações em que deseja deixar tudo. A tristeza vem rondando sua alma e uma hora, mais cedo ou mais tarde, acaba por se instalar em seu coração. Não é uma situação em particular que gera este estado de alma. Como uma fina areia, situações do quotidiano acabam por desgastar sua alegria e vitalidade.
Quando a tristeza vem, você pode viver sob a sua fé. Lembre-se que Jesus é a sua canção. Jesus é o motivo de sua alegria. Sempre. Não duvide. Neste momentos, se coloque em oração. Fale com Deus. Diga para você, diga para o mundo que Jesus é a sua canção.
Jesus é sua força. Jesus é o objeto de seu cântico.
Rezo para que o Espírito Santo revele isto ao seu coração.
Santíssima Virgem Maria, Senhora de Pentecostes, rogai por nós!

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário