domingo, 10 de outubro de 2010

Disponibilidade como fruto da conversão

Hoje desejo refletir sobre a conversão de Saulo narrado no capítulo 9 de Atos dos Apóstolos. Atos 9,1-6 diz:

“Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes,
e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina.
Durante a viagem, estando já perto de Damasco,
subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu.
Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele:
Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão.
Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer.”

Como lemos no texto, Saulo teve um encontro com Jesus. Jesus tinha uma missão para a vida de Saulo e então se revela para ele. Quando estava meditando sobre esta palavra, me deparei com a pergunta de Saulo, no versículo 6. Saulo não faz uma afirmação ou uma exclamação diante das palavras de Jesus. Saulo faz uma pergunta para Jesus. Uma pergunta que transparece a sua conversão, a sua disponibilidade. Saulo responde a Jesus com uma pergunta.
A Bíblia diz que Saulo estava com um ânimo alterado (pois estava trêmulo e atônito). Mesmo assim, com essa pergunta feita a Jesus, Saulo revela sua vontade em fazer o que Jesus lhe ordenar. Mesmo tendo um encontro muito especial, de forma nunca imaginada, Saulo se abre para a mensagem de Jesus.
O processo de conversão, de aceitação da verdade de Deus deve gerar na alma uma abertura de coração para a vontade de Deus. Quando Deus me revela algo, como eu me comporto? Será que me disponibilizo a fazer o que Ele me ordena?
Os cristãos ainda são presos a tantas coisas, que não são capazes de experimentar esta liberdade na alma. Não conseguem perceber que o processo de conversão deve torna-los disponíveis para a vontade de Deus.
A disponibilidade é fruto do encontro pessoal com Jesus.
Se no seu caminho de conversão você não é disponível para fazer a vontade de Deus então algo está errado.
Se você olhou para sua vida, e verificou que em muitos momentos você não foi disponível para fazer a vontade de Deus, você pode pedir esta graça agora ao Espírito Santo.
Vamos orar:
“Espírito Santo, muitas vezes eu não fui disponível para sua ação. Na minha família, no meu trabalho, nos meus relacionamentos, em muitas situações eu me fechei ao Teu querer. Peço perdão, e de coração arrependido peço Teu auxílio. Doce Espírito Santo me dê o dom de ser disponível para o que a Divina Providência tem para a minha alma, para a minha vida. Que várias vezes ao dia, eu possa perguntar em meu coração: ‘Senhor que queres que eu faça?’
Te agradeço, porque tu és  fiel e me amas. Obrigado Espírito Santo.”
Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nos!

Glauber Silveira
G.O. Divina Misericórdia
Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário